sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Primeiras dicas para quem quer passar na EsPCEx

Agora que já contei minha história darei algumas dicas para quem quer passar no concurso.

1° Estude o que cai na prova. Não adianta estudar matérias que não constam no edital porque vc vai estar complicando as coisas. Pegue o edital de cada matéria antes de começar a estudar e veja o que você sabe e o que não sabe. Por exemplo: quando eu fiz a prova a primira vez não sabia trigonometria. Foi a última matéria ensinada no cursinho,praticamente na véspera da prova. No ano seguinte, estudei antes, pois sabia que ia acontecer a mesma coisa.

Não estude qualquer livro ou apostila. Se você não pretende fazer um cursinho, pretende estudar em casa estude os autores certos. Por exemplo: para estudar matemática estude pelos livros de Gelson Iezzi. Mais a frente deixarei um link para quem quiser baixar e uma lista com livros importantes de cada matéria. Quem conhece alguém que estuda em colégio militar é bom se informar sobre o material de estudo.

O tempo de estudo depende de cada um. Conheço pessoas que passam 10 horas por dia para aprender o que eu demoro uma hora e conheço pessoas que demoram 10 minutos para aprender o que eu demoro uma hora. A melhor maneira de aprender é testando seus conhecimentos. Se no fim de uma matéria vc não conseguir resolver 90% das questões sem dificuldade releia e estude tudo de novo pois você não está pronto para prosseguir.

Organize seu estudo. Não existe uma fórmula mágica mas uma boa maneira de estudar é fazer exercicios de revisão sempre. Por exemplo: faça exercícios no fim de cada matéria, no fim de cada semana e no fim de cada mês. Cada vez que o mês terminar revise tudo que você estudou desde o inicio através de exercícios. Se você esquecer alguma matéria estude novamente.

Uma das mais importantes ferramentas para estudar para o concurso são as provas dos anos anteriores. Se durante seu estudo você conseguir resolver 90 % das provas dos últimos 20 anos você tem tudo para ser um aluno da EsPCEx. Muitas questões são pareidas apesar de serem dificeis. Se você identificar o tipo de questão durante a prova você ganha tempo para as questões seguintes. Por exemplo: a primeira vez que fiz a prova faltou tempo para resolver todas as questões e quando passei tinha que esperar o tempo limite para sair com os cadernos de questões.

Espero que gostem dessas primeiras dicas. Pretendo postar outras mas dependo da ajuda de vocês. Deixem seus comentarios e cliquem nos anuncios para que eu fique motivado a continuar a postar essas dicas.

83 comentários:

  1. Muito bom esse post, gostei muito e concerteza irá me ajudar nos meus estudos.

    ResponderExcluir
  2. Continuarei a postar dicas.Fique ligado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá. vou fazer o concurso da EspCex esse ano queria saber se mudou alguma coisa sobre os estudos vc teriacomo me informar

      Excluir
  3. Blog muito bom, vai me ajudar muito a me preparar para a prova!
    Espero que você poste ao longo do tempo os livros para estudo também.
    Att: Wesley Guedes

    ResponderExcluir
  4. Meu grande sonho é passar para expcex,hoje sirvo o exercito:como soldado,mas eu quero +.
    não sou um cara muito rapido para aprender as materias precisso de ajuda.
    meu orkut é cleyton100juiso@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Puts Ten Juliano , muito obrigado por nos ajudar !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Creio que o Sr esta motivando muitas pessoas a escolherem a carreira de oficial do E.B .
    Muito obrigado pelas dicas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Grande ABRC

    ResponderExcluir
  6. Pow mano mtoo legal seu Blog..
    continue postando...
    Futuramente estarei ai no castelo rosa...

    ResponderExcluir
  7. PASSEI PRA ESPCEX!!!!!
    QUERIA UMAS DICAS PRA O EXAME FÍSICO E PARA A ADAPTAÇÃO.
    SE PUDER ESCLARECER COMO FUNCIONA O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO FICAREI MUITO GRATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai cara tem como vc entar em contato comigo???

      leonardo_hiphop_123_@hotmail.com

      pretendo fazer a prova esse ano...e to meio perdido para estudar...ajuda ai

      vlw

      Excluir
    2. Olá , estou precisando de ajuda vou fazer a pra da espcex este ano e queria algumas dicas e sugestões será que você pode me ajudar . vou te passar meu e-mail. goes_mala@hotmail.com obrigado .

      Excluir
  8. Logo mais, vou te mandar algumas duvidas, se puder responder estarei agradecido.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom mesmo.... gostaria de ter varias provas de varias ano! onde consigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.espcex.ensino.eb.br/index.php?option=com_docman&Itemid=64

      Neste link aew^^, você encontra as provas anteriores do ano de 2000 á 2011.

      -Eu sou mais um, com um sonho à realizar. Que DEUS guie nossos passos.Amém!

      Excluir
    2. Queria saber que matérias são dadas nas provas da EsPCEx e AMAN,e qual é o nivel intelectual que é recomendandoe que escolaridade para as duas escolas.

      Me mande um email por favor caverao503@gmail.com

      Excluir
  10. eu vou fazer a prova nesse ano! eu quero muito passar! desde os 9 anos eu lembro!! que tenho comunidades ate no antigo orkut kkkkkk como as quais eu me lembro-me muito bem Serei Oficial do Exercito Brasileiro :D eu quero muito entrar meuu sonho é ser oficial!

    ResponderExcluir
  11. vou estudar e muito, isso ja deu uma luz e tanto, obrigado amigo!!!

    ResponderExcluir
  12. Opa cara td bom, bah gostei da sua ajuda, pode me add no face https://www.facebook.com/maicocarloto que vou fazer a prova este ano e quero mais algumas dicas. abrigado, espero com seu apoio!

    ResponderExcluir
  13. e ae galera , po quero a ajuda de voces eu quero muito passar pra espcex mas nao tenho grana pra um curso e vou estudar em casa , entrem em contato comigo pelo msn : biel-santos2006@hotmail.com facebook:http://www.facebook.com/guhbarreira me ajudem ai galera me enviem livros dicas tudo o que puderem eu farei o mesmo Obrigado vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estamos juntos se quiser mesmo estudar ( isso serve pra mim tbm ) kkk

      Excluir
    2. fala luiz! parabens pela escolha! tamo junto entao!rsrsrsr. tbm quero fazer nesse ano,podemos conversar entao!

      e-mail: leonardoprado2009@gmail.com

      facebook: facebook.com/leonardoprado.ufficiale

      Excluir
    3. Cara, somos nós então! Eu não tô fazendo cursinho, mas tenho os bizús certos para estudar. Tenho 2 tentativas para a EsPCEx, esta vai ser a 1ª e tenho CERTEZA que irei passar. Já fui militar, se alguém desejar alguns concelhos (bizús), dicas, ajudas, planos de estudo, livros, é só falar!
      Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003230374891

      Até Campinas...Victor.

      Excluir
  14. Esse post está de parabéns. Eu estou querendo muito ingressar nessa carreira tenho 16 anos, só poderei prestar a prova ano que vem, mas ja começo a estudar, para ter a certeza de que conseguirei passar.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado, estava tentando buscar uma forma de iniciar meus estudos, agora com suas dicas, encontrei uma para iniciar a realização de meu sonho.
    Danilo Ferreira Bezerra

    ResponderExcluir
  16. quem vai fazer prova pra 2013 m po eu tbm vo fazer se tiver como entrar em contato pra tirar duvida , quero saber quais os melhores livros e etc
    Facebook: http://www.facebook.com/guhbarreira
    msn : biel-santos2006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber aonde estão os links dos livros-autores redirecionados pelo escritor do blogger,se alguem souber os autores/livros certos para estudar,e puder me ajudar,ficarei grato! agradeço desde já!
    facebook.com/yanemarcelle
    yaanmarques@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. eu moro em marilia vou ver se faço a prova da ESPCEX em lins so que eu nao sei o que estudar me da umas dica do que estudar etc ??

    ResponderExcluir
  19. cara na onde eu consigo encontrar cursinhos para estudar para passar na prova perto de jundiaí-sp,e na onde eu posso encontrar apostilas com o conteúdo q ira cair na prova???tenho 15 anos e já quero começar estudar desde já...quem poder ajudar serei grato! meu face
    http://www.facebook.com/kaik.tenorio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Campinas tem o Curso Menna Barreto, é muito bom. Meus irmãos entraram na EsPCEx fazendo este cursinho.

      Excluir
  20. ola caros companheiros,tambem vou prestar concurso em 2013,alguem gostaria de trocar informaçoes??tenho tem algumas apostilas de livros em PDF!! sou de santa catarina,se alguem tbm for,por favor,entre em contato cmg,pois podemos nos ajudar

    E-MAIL/: leonardoprado2009@gmail.com
    FACEBOOK: facebook.com/leonardoprado.ufficiale

    ResponderExcluir
  21. me add ai pessoal pra gente trocar umas ideias sob essa prava eu vou fazer esse ano tb http://www.facebook.com/afonso.vale.7
    me ajudem ai.... valeo0

    ResponderExcluir
  22. Tenho 16 completados esse ano, e quero fazer a prova da EsPCEx ano que vem (2014) e ja quero começar a estudar desde agora. mas estou completamente perdido e não sei o que estudar! quem puder me ajudar, ta aqui meu facebook: https://www.facebook.com/Athos.Q.Moraes e meu endereço e-mail é: athosq.moraes@hotmail.com

    Fico muito agradecido se alguêm puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  23. apa tudo bom ? me add no face leonardo.tup@hotmail.com eu quero faze muito esta prova estou pegando todos os temas e provas anteriores , se auguem souber das apostilas conteúdo manda um toc ...

    ResponderExcluir
  24. Por favor,deixe os nomes dos livros mais importantes para estudar,pois pretendo estudar em casa,ficarei grato!!

    ResponderExcluir
  25. ola pessoal!meu nome e Rodrigo,tenho 16 anos vou fazer 17 este ano!eu gostaria muito passar pelo concurso de admissão,porem presiso de ajuda em quais livros estudar!!!se alguém quiser me ajudar aqui deixo meu e-mail:rodrigo1997goes@gmail.com.
    obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  26. cara vo fazer a prova ano q vem valeu pela força

    ResponderExcluir
  27. Vou fazer esse ano tem como mandar uma lista de livros e assuntos que devo estudar por eles ? vou me dedicar somente a isso agora

    ResponderExcluir
  28. Irei fazer a prova esse ano , gostaria dicas de livros e assunto , dicas , tudo que possa me ajudar entre em contato com o face : https://www.facebook.com/S.GabrielDeLima

    ResponderExcluir
  29. muito boas as dicas vou estudar aqui

    ResponderExcluir
  30. Então meu amigo eu gostaria de saber se são dois dias de prova na espcex??
    E queria umas dicas se puder me ajudar esse é meu email: matheus_henrique.1997@hotmail.com. vlw cara

    ResponderExcluir
  31. Cara, por favor, post a lista com os livros importantes para o concurso. Ja tem tempo que estou lendo algumas apostilas que não estão sendo muito úteis

    ResponderExcluir
  32. Cara, quero ajuda. preciso de dicas!
    leonardoaliote@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Gostaria muito de sua ajuda meu e-mail é cavera900@gmail.com, grato.

    ResponderExcluir
  34. Dicá muito estou pretendendo fazer esse ano a prova mais não estou muito preparado

    ResponderExcluir
  35. Podemos serem futuros ASP kkk modernos kk

    ResponderExcluir
  36. Podemos serem futuros ASP kkk modernos kk

    ResponderExcluir
  37. Dicá muito estou pretendendo fazer esse ano a prova mais não estou muito preparado

    ResponderExcluir
  38. Eai galera beleza? Gostaria de pedir uma ajuda pra vocês veteranos, pois não estou encontrando as matérias requeridas e nem as provas antigas, se por um acaso ainda tiverem materiais os quais possam me ajudar fico muito agradecido! Pretendo passar esse ano mesmo! Me adicionem lá: rafaelcansian34@gmail.com Valeu!

    ResponderExcluir
  39. Olá, bom eu tenho apenas 14 anos uma garota com um sonho de ir para o Exécito, tenho o desejo de estudar no EsPCEx, estou me dedicando a cada minuto estudando para consegui passar..... Na verdade não queria seguir a careira militar, apenas ser lutadora de judô e jiu jitsu onde pratico 8 anos de luta marciais, mas fui me aprofundando na ária militar quando um primo meu passo na prova e começou comentar sobre o Exécito. Acabei me interessando mas na ideia de trabalhar nessa ária com todo meu orgulho, hoje quero seguir a carreira militar e ser fuzileira, quero fazer parte dessa nação do Exército Brasileiro!!!! Obs:. e realizar esse meu sonho!
    Espero que alguém posso me ajudar com o que cai na prova, pois se alguém me passar posso melhorar cada vez mas, estou fazendo cursinho preparatório estudando em casa e buscando informações na internet e quem já fez a prova ou esta na EsPCEx poder me ajudar me adiciona no email .... obrigada pela atenção, Att.Isabela Monte
    Podem me adicionar no email: Monteisabela@ymail.com

    ResponderExcluir
  40. tenho 15 anos e me interessei pela EsPCEx a partir de uma palestra. estou acabando 1º do ensino médio. nao sei por onde começar meus estudos pra ingressar e ser um aluno da EsPCEx alguem tem uma dica. meu e-mail é:luizcorintiano2000@hotmail.com (me ajudem) ("obrigado")

    ResponderExcluir
  41. Tem como saber qual tipo da matemática cai nessas provas?

    ResponderExcluir
  42. Ola eu tenho 17 anos e estou no 2 grau da escola e queria prestar prova pra cadete e nao sei como fazer ? tem como prestar estando no 2 grau? se alguem sabe me ajuda ? meu email e este joavidalouka@hotmail,com
    Por favor me ajudem quem puder obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim velho, pode fazer a prova cursando o 3° ano do Ensino Médio. Mas se tu passar na prova e rodar de ano na escola, já não entra na EsPECEx

      Excluir
  43. Cara isso ajudou e muito... Obrigado.

    ResponderExcluir
  44. Pretendo fazer a prova em 2016 se tiver alguem q queira me ajudar com dicas de estudo e outras coisas serei grata.
    Vcs estaram contribuindo para a realização de um grande sonho!!
    Bjos!
    Meu e-mail> lorenasilva.ls163@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Oláá!!!Hoje com a maravilhosa notícia de que mulheres poderão ingressar na EsPECEx, gostaria de saber mais algumas informações,principalmente com á média de altura? Se alguém puder me informar no e-mail > silvianyfreire@gmail.com AGRADEÇOO!!!

    ResponderExcluir
  46. Oláá!!!Hoje com a maravilhosa notícia de que mulheres poderão ingressar na EsPECEx, gostaria de saber mais algumas informações,principalmente com á média de altura? Se alguém puder me informar no e-mail > silvianyfreire@gmail.com AGRADEÇOO!!!

    ResponderExcluir
  47. Este é o primeiro ano que vou fazer(17),e sinto que vou acertar menos de 10...mas eu vou estudar mt para passar ano que vem....Pq vou considerar que o ano que vem, fosse o último ano.....só assim p eu passar....obgd, me motivou bastante...ah só uma dúvida, estudar por video-aulas, pode ser uma boa?

    ResponderExcluir
  48. Este é o primeiro ano que vou fazer(17),e sinto que vou acertar menos de 10...mas eu vou estudar mt para passar ano que vem....Pq vou considerar que o ano que vem, fosse o último ano.....só assim p eu passar....obgd, me motivou bastante...ah só uma dúvida, estudar por video-aulas, pode ser uma boa?

    ResponderExcluir
  49. Você poderia me passar os nomes dos autores para mim estuda as materias deles?

    ResponderExcluir
  50. Vou fazer o concurso da Especex esse ano o que estudas? o que cai pode me ajudar

    ResponderExcluir
  51. Com quantos anos se deve começar o preparatorio? Meu filho tem 10 anos e se despertou para a carreira.Me envie algumas ideias betoboston@hotmail.com Desde ja obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  52. Com quantos anos se deve começar o preparatorio? Meu filho tem 10 anos e se despertou para a carreira.Me envie algumas ideias betoboston@hotmail.com Desde ja obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  53. Com quantos anos se deve começar o preparatorio? Meu filho tem 10 anos e se despertou para a carreira.Me envie algumas ideias betoboston@hotmail.com Desde ja obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  54. Com quantos anos se deve começar o preparatorio? Meu filho tem 10 anos e se despertou para a carreira.Me envie algumas ideias betoboston@hotmail.com Desde ja obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  55. Pretendo seguir carreira tambem, me ajudou muito obrigada :) mas queria saber quais os melhores livros pra estudar ? Obrigada desde ja ^.^

    ResponderExcluir
  56. oi pretendo fazer a prova esse ano, se por acaso eu passar eles levam a gente para a escola em campinas ?

    ResponderExcluir
  57. eu gostaria de fazer a prova da espcex porem ano que vem estarei no primeiro ano ,mas mesmo assim eu posso fazer para estudar o segundo ano la ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro, infelizmente, não. Você pode fazer a prova, mas só poderá ir para à EsPCEx quando terminar o ensino medio.

      Excluir
  58. so venho aqui dizer que no dia 20 de janeiro de 2018 estarei passando aqui pra dizer que fui aprovado no concurso! ou na eSsa quem sabe

    ResponderExcluir
  59. Bom galera, meu Nome é Jardel, tenho 16 anos (completo 17 amanhã), estou no segundo ano e quero ir pra EsPCEx, assim como a maioria, estou muito ansioso, por isso gostaria de criar um grupo no whatsapp para falar sobre a escola, sobre os assuntos que devemos estudar e acima de tudo poder dividor minha ansiedade com alguém (meus pais e amigos não aguentam mais ouvir sobre EsPCEx) interessados peguem meu número: (85) 87648760.
    P.S: Não importa em que ano você está vendo esse comentário, se já tiverem passado anos, melhor ainda por que vamos poder contar como é lá...

    ResponderExcluir
  60. Muito bom o material encontrado aqui, muito obrigada!

    ResponderExcluir