terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como passei no concurso espcex

Após tentar pela segunda vez e não ser aprovado no concurso da EsPCEx não desanimei. Sabia que estava perto de ser aprovado. Era só questão de estudar um pouco mais e ter tranquilidade para fazer a prova. Estudei um pouco mais que nos anos anteriores pois sabia que eu tinha chance. Voltei a estudar o 3° ano que tinha deixado de lado e sai da turma pré militar e entrei na turma pré vestibular simplesmente por causa do horário. A turma pré militar era de tarde e eu perdia normalmente a manhã toda dormindo. Passando a estudar de manhã ganhei algumas horas a mais de estudo. Tirando que conversei com o diretor e ele autorizou a assistir as aulas no pré militar. Não assistia a todas, só as que me interessava. Alguns dias entrei na sala de aula 7 horas da manhã e sai as 9 horas da noite. Foi meu sacrificio para ser aprovado e que valeu a pena. Nesse ano minha classificação do simulado sempre era 1°, 2° ou 3°. Eu sabia que podia passar. 
Para variar , as provas do concurso sempre caiam no dia do meu aniversário. Sempre gostei de comemorar meu aniversário mas nesse ano teria que comemorar depois. Fiz a prova, dia após dia, e conferia o gabarito. Essa é uma dúvida que muitos que estão realizando o concurso tem pois uma nota abaixo do ponto de corte pode fazer qualquer um abandonar. Eu mesmo quando fiz a prova a primeira vez fiz isso. Depois de saber que não tinha tirado a média fiz a prova de qualquer jeito. Mas nesse ano era diferente porque eu sabia que tinha acertado as questões. No penúltimo dia, fiz a prova de química e fisica. Nunca me dei mal nessas matérias mas a prova de química estava dificil.Saí da prova sabendo que tinha acertado 11 questões. Tinha ficado em dúvida entre 9 e pelo menos uma eu tinha que acertar. No dia seguinte, quando saí da prova de português  e redação peguei o gabarito da prova de química que entregavam na saída do colégio. Na primeira vez contei 11 acertos, na segunda contei 12, na 3°,4°,5° onze acertos. Não acreditava. Não tinha passado. Chorei. sabia que podia ter passado e uma questão me atrapalhou. Desisti. Fui para casa e dormi. Tinha feito a prova da ESA e tinha passado. Não tinha conseguido o que eu realmente queria.
Continuei minha vida. Não se pode deixar de viver porque se encontra alguma difculdade. Tracei outros objetivos e os dias passaram.  Saiu a confirmação da aprovação no concurso da ESA. Comecei a marcar os exames necessários para inspeção de saúde. No mesmo dia lembrei de uma coisa que não tinha feito ainda. Conferir o gabarito oficial do concurso da EsPCEx. Não acreditava que o gabarito do curso podia estar errado. Mas estava. Tinha acertado 12 questões em quimica. Contei varias vezes para ter certeza. E então sorri. Tinha conseguido a média em todas matéria. Pedi para meu tio ver a lista de aprovados que sairia alguns dias depois. Lembro que quando ouvi o telefone tocar,às 7 e pouco da manhã ,  acordei. Levantei na mesma hora. De algum jeito meu coração acelerou. Atendi o telefone e escutei a voz do meu tio. Não sabia o que falar. Ele me deu os parabéns pois eu seria UM OFICIAL DO EXERCITO BRASILEIRO.

28 comentários:

  1. Parabéns pela sua aprovação e pela sua dedicação. Como o Sr. também aspiro ser um oficial do Exército e sei que vou chegar lá !!! Acredito que a classificação é a consequência de muito esforço, perseverança e luta dia após dia. Ótimo post. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Lindo seu depoimento. Meu filho está prestando concurso este ano. No gabarito do Grupo Elite e de do Glauco Layser (bsb) ele fez 90% em matemática, mas por outro lado, acertou apenas 14 de 30 questões em Português...as provas de FIS-QUI e HIS-GEO e agora Inglês, que ele costuma gabaritar, serão Sexta e Sábado próximos. Ele está arrasado com o resultado em Port. Sua esperança é uma questão que veio com duas respostas iguais ser anulada, e então ele conseguir a média de 15 de 30 em Port. No entando, lendo o edital do concurso desse ano (para 2012) observei que a média agora será a nota mediana das provas. Se for como compreendi, ele tem uma chance se a nota dele, sem a anulação da questao, for maior que a média de todos em Port. O que vc acha? A média das provas todos os anos é divulgada? Gostaria de achar essas médias e verificar se em Port-Lit a média é maior que 47% ou 50%.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns..=D
    só de ler sua historia já fico animado, feliz,
    preciso estudar mto, mto mesmo para aprovar...
    mais me diga vc precisa acertar 12 questões
    em cada caderno?
    certo ?

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    e Obrigado pelo seu relato, eu já estava ficando desesperado, mas você me deu mais esperança!
    Se Deus quiser também serei aprovado na prova da EsPCEx.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. E isso ai guerreiro !!
    Perseverança e muito trabalho são elementos fundamentais para o sucesso profissional.
    Att
    ronaldograuna@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. parabéns!
    Eu estou passando pelo mesmo sofrimento, a angústia de saber se passou ou não. Ainda não sei se estou na listagem dos aprovados.
    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  8. parabéns cara , parabéns mesmo esse também é o meu sonho , meu curso preparatório começa sábado agora e eu vou começar a estudar a partir de segunda e vc vai ser o meu motivo de inspiração .




    PARABÉNS VOCÊ MERECEU !

    ResponderExcluir
  9. parabéns cara,de coração mesmo,vc lutou não desistiu e conseguiu chegar ao seu alvo.. e eu,também vou prestar o concurso,e peço um auxílio de vc ou de quem vai prestar também,pois vou estudar em casa,por motivos financeiros,alguém poderia me ajudar,como por exemplo,os livros mais certos,um modo de aprendizagem,ficarei mt grato!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns. Este ano prestarei o concurso para EsPCEx.

    ResponderExcluir
  11. Arrepiei aqui, parabéns, estou aqui na luta!

    ResponderExcluir
  12. nossa cara que historia. Hoje eu tenho apenas 16 anos,estou no ano do ensino médio eu sempre quis ser militar vendo tua historia me deixa mais empolgado de fazer a prova e ver meu nome na lista da speCEx,ainda falta 2 anos mais eu já estudo desde de o começo do ano, tua historia foi de superação e nunca desistir dos sonhos parabéns mesmo pela sua conquista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita a sua adolescência e cerra nos estudos, se foca , no final vai ver que vale a pena!

      Excluir
  13. nossa cara que historia. Hoje eu tenho apenas 16 anos,estou no ano do ensino médio eu sempre quis ser militar vendo tua historia me deixa mais empolgado de fazer a prova e ver meu nome na lista da speCEx,ainda falta 2 anos mais eu já estudo desde de o começo do ano, tua historia foi de superação e nunca desistir dos sonhos parabéns mesmo pela sua conquista.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns cara, sua história com certeza vai servir de motivação para muitos jovens !

    ResponderExcluir
  15. Olá, meus parabéns por essa sua conquista, foi muito merecido, mas eu tenho uma dúvida. Ouvi dizer que nesse concurso só se passam pessoas com estudo militar ou particular, estudo em uma escola pública e pretendo fazer esse concurso logo, e desde já com 14 anos estudo mais que possível para esse dia, acha que posso conseguir passar, conseguindo uma vaga?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá, esse ano estou na luta cara, sim, esse ano a espcex abriu vaga para as mulheres. Bem, não me considero muito boa, mas tem muita coisa que não vi ainda pois era da turma de AFA e queria te fazer uma pergunta...Como você fez? Como foi administrar o tempo e é claro não esquecer nadinha no dia da prova? Se puder me responder vou ficar super agradecida!

    ResponderExcluir
  19. Olá, esse ano estou na luta cara, sim, esse ano a espcex abriu vaga para as mulheres. Bem, não me considero muito boa, mas tem muita coisa que não vi ainda pois era da turma de AFA e queria te fazer uma pergunta...Como você fez? Como foi administrar o tempo e é claro não esquecer nadinha no dia da prova? Se puder me responder vou ficar super agradecida!

    ResponderExcluir
  20. Bonito demais meu velho, ano passado bateu na trave pra min, creio que esse ano vai dar!! Obrigado pela suas palavras, forte abraço!!

    ResponderExcluir
  21. olá foi iniciar o preparatório pra fazer essa prova. tô muito nervosa. mais acredito mim ,vou estudar muito ! e parabéns por nós motivar. vc lutou muito e hj está colhendo os frutos.

    ResponderExcluir
  22. olá foi iniciar o preparatório pra fazer essa prova. tô muito nervosa. mais acredito mim ,vou estudar muito ! e parabéns por nós motivar. vc lutou muito e hj está colhendo os frutos.

    ResponderExcluir
  23. olá foi iniciar o preparatório pra fazer essa prova. tô muito nervosa. mais acredito mim ,vou estudar muito ! e parabéns por nós motivar. vc lutou muito e hj está colhendo os frutos.

    ResponderExcluir
  24. Chorei lendo o depoimento. Parabéns cara!

    ResponderExcluir
  25. Chorei lendo o depoimento. Parabéns cara!

    ResponderExcluir
  26. Olá pessoal! Alguém conhece o curso preparatório https://preparatorio-essa-espcex.webnode.com/

    Achei interessante o conteúdo, as informações dobre estudo, como ler questões, pensamento positivos.

    Alguém conhece?

    ResponderExcluir