quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MOTIVAÇÃO

Na minha opinião a melhor recompensa que pode ter é por em prática o que se aprende. Como vocês podem ver mesmo em uma missão real,como na pacificação do HAITI os militares do exército raramente usam a força para cumprir os seus objetivos.
Alguns devem pensar que isso é sinal de fraqueza. Na verdade é sinal de respeito pois sabem que as tropas brasileiras são profissionais e que cumprem suas missões. É como o brado do meu pelotão no 2° ano da AMAN. Missão dada é missão cumprida.
Mesmo nas situações mais adversas conseguimos superar os obstáculos. Por isso nosso exército é uma dos mais bem preparados. Podemos não ter a supremacia Bélica mas temos um excelente preparo a dar inveja aos Grandes Impérios como os EUA, CHINA e RUSSIA.
Tenho certeza que quem teve a oportunidade se sente orgulho por ter servido a esse maravilhoso país. Não sei se um dia terei essa oportunidade mas tenho certeza que de alguma maneira o que faço no meu quartel está contribuindo para os militares de lá. Me despeço aqui com mais um video para que os Futuros Cadetes possam imaginar como é voltar de missões que apesar de não serem reais, nos faz homens.



quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Postos e Graduações

Oficiais Generais
 
Marechal
General de Exército
 
 
General de Divisão
General de Brigada
 
 

 
Oficiais Superiores
 
 
 
 
 
Coronel
Tenente-Coronel
 
 
 
 
 
 
Major
 
 
 
 
 
 

 
Oficiais Intermediarios
 
 
 
 
 
 
Capitão
 
 
 
 
 
  Oficiais Subalternos
 
 
 
 
 
1º Tenente
2º Tenente
 
 
 
 
 
 
Aspirante-a-Oficial
 
 
 
 
 
 

  Graduados
 
 
 
 
 
Subtenente
1º Sargento
 
 
 
 
 
2º Sargento
3º Sargento
 
 
 
 
 
Taifeiro-Mor
Cabo
     
 
 
Taifeiro de 1º Classe
Taifeiro de 2º Classe
 
 

   
   

Ingresso da mulher no Exército Brasileiro

A mulher que deseja seguir carreira no Exército Brasileiro poderá prestar concurso de âmbito nacional para as seguintes escolas militares:
A mulher que deseja ingressar no Exército como oficial ou sargento temporário deverá participar da seleção realizada pelas Regiões Militares. Acesse o link Militar Temporário para mais informações.

Como ingressar na carreira militar



O militar de carreira (oficial ou sargento) é aquele que ingressa no Exército mediante a aprovação em concurso público, de âmbito nacional, de acordo com a sua faixa etária e escolaridade, para uma das seguintes Escolas de Formação:

    * Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): escola militar do Exército destinada aos jovens do sexo masculino que estejam cursando ou tenham concluído a segunda série do ensino médio. Tem como objetivo preparar candidatos para ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras (www.espcex.ensino.eb.br);
      
    * Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN): escola militar do Exército responsável pela formação do oficial de carreira das Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), do Serviço de Intendência e do Quadro de Material Bélico (www.aman.ensino.eb.br);
      
    * Instituto Militar de Engenharia (IME): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do oficial engenheiro militar de carreira. É destinado a quem possui o ensino médio ou já é formado em Engenharia (www.ime.eb.br);
      
    * A Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do oficial de carreira do Quadro Complementar de Oficiais. Possibilita o ingresso de ambos os sexos já graduados no ensino superior nas áreas de interesse do concurso (www.esaex.ensino.eb.br);
      
    * Escola de Saúde do Exército (EsSEx): estabelecimento de ensino militar do Exército responsável pela formação do sargento e do oficial de carreira das áreas de saúde. O curso de sargentos possibilita o ingresso de ambos os sexos para aqueles que tenham concluído o ensino fundamental e sejam possuidores de curso técnico de enfermagem. O curso de oficiais possibilita o ingresso de ambos os sexos, desde que sejam possuidores do ensino superior completo nas áreas de medicina, odontologia e farmácia (www.essex.ensino.eb.br);
      
    * A Escola de Sargentos das Armas (EsSA): escola militar do Exército destinado exclusivamente à formação de sargentos de carreira de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações (www.esa.ensino.eb.br).


terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Dicas de estudo para matemática

Para alguns um obstáculo a ser vencido e para outros uma chance. Não importa. Somente o conhecimento pode lhe oferecer o necessário para aprovação.

DICAS PARA ESTUDAR MATEMÁTICA:
1° Se você já sabe o conteúdo, faça exercícios.

2°Se encontrar alguma dificuldade, volte para teoria e veja o que está esquecendo.

3°Comece com exercícios faceis, de fixação que não exijam muito esforço e progressivamente aumente a dificuldade.

4°Para finalizar o conteúdo procure exercícios provas de anos anteriores da EsPCEx e faça-os.

5°No fim de cada semana e de cada mês procure fazer um simulado.


Obs: material para estudo: para estudar matemática para o concurso eu usei os livros de GELSON IEZZI, as provas anteriores, e a apostila do meu curso preparatório. Mas a verdade é: se vc resolver todas as questões dos livros do GELSON IEZZI você não precuisa se preocupar pois vai se sair bem.
Procurei no mercado livre e encontrei uma grande variedade de livros do GELSON IEZZI. Não sei quais são os necessários para estudar para a prova mas lembro que eram 10 volumes e eu usei uns 7 volumes para estudar.



Boas noticias

Para quem pretende fazer o concurso e seguir a carreira militar está em estudo um aumento salarial de 42% para os militares do exército, marinha e aeronáutica.Com isso o soldo bruto passaria de R$ 8.000,00 para 2° Ten. Recebi essa ontem por e-mail dos meu amigos de Turma. Agora é aguardar que o processo vá para frente e seja aprovado.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Edital provisório

Já está disponivel no site do exército o edital provisório para esse ano.Uma das grandes novidades será a mudança da idade máxima para a realização do concurso para 22 anos. O link segue abaixo:

http://www.exercito.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=839b349b-a855-4fec-aee5-831616b122cb&groupId=10138

Mudanças Na Formação

Bom,  existe muitas especulações sobre o futuro da formação do Futuro Oficial do EB. Até ontem eu achava que td não passava de boato mas agora não tenho certeza. Isso por dois motivos:
. Pensando na mudança do nível de escolaridade, cheguei a conclusão que na EsPCEx não haverá mais o 3° ano tendo em vista que para ingressar será necessário o ensino médio. 
. No meu último ano na AMAN ouvi alguns comentários a respeito de que o 4°ano seria apenas para estagios e cursos.
Sendo assim o que li na internet até faz sentido. Acho muito cedo para afirmar que isso é verdade e que será examente desse jeito mas quem quiser especular a hora é agora. Quem ainda não leu nada de como será a nova formação vou colocar as principais mudanças abaixo:

- Curso básico ministrado na EsPCEx;
- Escolha de Arma no fim da EsPCEx ou inicio da AMAN;
-3 anos no curso escolhido;
-4° ano da AMAN apenas para realização de estagios e cursos.

A verdade é que tudo isso pode acontecer ou não. Na minha opinião será uma grande mudança. Esperamos que seja para melhor. Assim que alguma novidade aparecer posto para vocês.