quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Promoção

Criem um frase escrevendo porque querem ser aprovados no concurso da EsPCEx. A melhor frase ganhará um premio a ser definido ainda( será algum material militar que se utliza EsPCEx). 
CONDIÇÕES :
A frase deverá ser postada nesse tópico. Eu julgarei as frases e o resultado da promoção será divulgado após a realização do concurso da EsPCEx. Para concorrer basta ser meu seguidor no Blog para que eu possa entrar em contato.

Três Dicas Para o Estudo

Além das dicas já citadas hoje irei compartilhar outras três.

1° Não estude muito tempo sem parar para relaxar. Isso quer dizer que a cada 50 minutos você deve fazer um intervalo de pelo menos 10 minutos para refrescar a cabeça.Beba uma água (ajuda muito), vá ao banheiro e aproveite para fazer alguma coisa para se distrair. Isso fará que seu cerebro não se sobrecarregue.

2° Evite fazer qualquer coisa quando estiver estudando. A maioria das pessoas se concentra melhor focando em uma unica atividade. De preferencia, desligue o computador, o radio e a televisão para não tirar a atenção. Deixe para liga-los no intervalo e lembre-se: para ser aprovado é necessário sacrificio. É isso que faz a diferença entre os aprovados e os reprovados. 

3° Procure um canto só para você. Evite estudar em locais como sala e cozinha onde sempre tem alguém passando de um lado para o outro. Se na sua casa não tiver um lugar assim disponível ,uma alternativa é ir a uma biblioteca. Lá, com certeza irá encontrar a paz necessária.

Nas próximas dicas serei um pouco mais especifico por matéria. Isso deve ajuda-los bastante.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Iniciando a preparação

O primeiro passo para o candidato é ler atentamente o MANUAL DO CANDIDATO. 
Meu conselho é : leiam e tirem suas dúvidas pois muitos aprovados na primeira vez no concurso(exame intelectual) são reprovados nas demais fases. Quando fiz a prova, cerca de 20% tiveram algum problema pois não leram corretamente o manual. Então leiam.

Mesmo assim vou destacar aqui as partes mais relevantes.

1° Conteúdo a ser estudado: é a base para se iniciar os estudos

2° Exames físicos: a maior dificuldade acho que sempre foi a barra. No meu ano eram só 2. Agora são 3.Acredite, se não começarem a treinar antes de saber que foram aprovados correm o risco de não conseguirem.

3° Exames médicos: se você tiver algum dos problemas descritos no edital, não fique desanimado. mas fique preocupado. Se houver tempo para procurar um tratameto, procure. Se você só descobrir quando realizar os exames,compareça na seleção do mesmo jeito. Você passará por uma junta militar e eles decidiram se seu problema é grave o suficiente para você não ter a chance de tentar. Por exemplo: no meu ano 50 foram reprovados no exame de saúde mas só uns 5 não foram aceitos.

Estou a disposição para responder qualquer dúvida. Prefiro que a tirem as dúvidas pelo BLOG. Mas não deixarei de responder as dúvidas na comunidade. Amanhã volto com mais algumas dicas. Agradeço a atenção de todos.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Primeiras dicas para quem quer passar na EsPCEx

Agora que já contei minha história darei algumas dicas para quem quer passar no concurso.

1° Estude o que cai na prova. Não adianta estudar matérias que não constam no edital porque vc vai estar complicando as coisas. Pegue o edital de cada matéria antes de começar a estudar e veja o que você sabe e o que não sabe. Por exemplo: quando eu fiz a prova a primira vez não sabia trigonometria. Foi a última matéria ensinada no cursinho,praticamente na véspera da prova. No ano seguinte, estudei antes, pois sabia que ia acontecer a mesma coisa.

Não estude qualquer livro ou apostila. Se você não pretende fazer um cursinho, pretende estudar em casa estude os autores certos. Por exemplo: para estudar matemática estude pelos livros de Gelson Iezzi. Mais a frente deixarei um link para quem quiser baixar e uma lista com livros importantes de cada matéria. Quem conhece alguém que estuda em colégio militar é bom se informar sobre o material de estudo.

O tempo de estudo depende de cada um. Conheço pessoas que passam 10 horas por dia para aprender o que eu demoro uma hora e conheço pessoas que demoram 10 minutos para aprender o que eu demoro uma hora. A melhor maneira de aprender é testando seus conhecimentos. Se no fim de uma matéria vc não conseguir resolver 90% das questões sem dificuldade releia e estude tudo de novo pois você não está pronto para prosseguir.

Organize seu estudo. Não existe uma fórmula mágica mas uma boa maneira de estudar é fazer exercicios de revisão sempre. Por exemplo: faça exercícios no fim de cada matéria, no fim de cada semana e no fim de cada mês. Cada vez que o mês terminar revise tudo que você estudou desde o inicio através de exercícios. Se você esquecer alguma matéria estude novamente.

Uma das mais importantes ferramentas para estudar para o concurso são as provas dos anos anteriores. Se durante seu estudo você conseguir resolver 90 % das provas dos últimos 20 anos você tem tudo para ser um aluno da EsPCEx. Muitas questões são pareidas apesar de serem dificeis. Se você identificar o tipo de questão durante a prova você ganha tempo para as questões seguintes. Por exemplo: a primeira vez que fiz a prova faltou tempo para resolver todas as questões e quando passei tinha que esperar o tempo limite para sair com os cadernos de questões.

Espero que gostem dessas primeiras dicas. Pretendo postar outras mas dependo da ajuda de vocês. Deixem seus comentarios e cliquem nos anuncios para que eu fique motivado a continuar a postar essas dicas.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Como passei no concurso espcex

Após tentar pela segunda vez e não ser aprovado no concurso da EsPCEx não desanimei. Sabia que estava perto de ser aprovado. Era só questão de estudar um pouco mais e ter tranquilidade para fazer a prova. Estudei um pouco mais que nos anos anteriores pois sabia que eu tinha chance. Voltei a estudar o 3° ano que tinha deixado de lado e sai da turma pré militar e entrei na turma pré vestibular simplesmente por causa do horário. A turma pré militar era de tarde e eu perdia normalmente a manhã toda dormindo. Passando a estudar de manhã ganhei algumas horas a mais de estudo. Tirando que conversei com o diretor e ele autorizou a assistir as aulas no pré militar. Não assistia a todas, só as que me interessava. Alguns dias entrei na sala de aula 7 horas da manhã e sai as 9 horas da noite. Foi meu sacrificio para ser aprovado e que valeu a pena. Nesse ano minha classificação do simulado sempre era 1°, 2° ou 3°. Eu sabia que podia passar. 
Para variar , as provas do concurso sempre caiam no dia do meu aniversário. Sempre gostei de comemorar meu aniversário mas nesse ano teria que comemorar depois. Fiz a prova, dia após dia, e conferia o gabarito. Essa é uma dúvida que muitos que estão realizando o concurso tem pois uma nota abaixo do ponto de corte pode fazer qualquer um abandonar. Eu mesmo quando fiz a prova a primeira vez fiz isso. Depois de saber que não tinha tirado a média fiz a prova de qualquer jeito. Mas nesse ano era diferente porque eu sabia que tinha acertado as questões. No penúltimo dia, fiz a prova de química e fisica. Nunca me dei mal nessas matérias mas a prova de química estava dificil.Saí da prova sabendo que tinha acertado 11 questões. Tinha ficado em dúvida entre 9 e pelo menos uma eu tinha que acertar. No dia seguinte, quando saí da prova de português  e redação peguei o gabarito da prova de química que entregavam na saída do colégio. Na primeira vez contei 11 acertos, na segunda contei 12, na 3°,4°,5° onze acertos. Não acreditava. Não tinha passado. Chorei. sabia que podia ter passado e uma questão me atrapalhou. Desisti. Fui para casa e dormi. Tinha feito a prova da ESA e tinha passado. Não tinha conseguido o que eu realmente queria.
Continuei minha vida. Não se pode deixar de viver porque se encontra alguma difculdade. Tracei outros objetivos e os dias passaram.  Saiu a confirmação da aprovação no concurso da ESA. Comecei a marcar os exames necessários para inspeção de saúde. No mesmo dia lembrei de uma coisa que não tinha feito ainda. Conferir o gabarito oficial do concurso da EsPCEx. Não acreditava que o gabarito do curso podia estar errado. Mas estava. Tinha acertado 12 questões em quimica. Contei varias vezes para ter certeza. E então sorri. Tinha conseguido a média em todas matéria. Pedi para meu tio ver a lista de aprovados que sairia alguns dias depois. Lembro que quando ouvi o telefone tocar,às 7 e pouco da manhã ,  acordei. Levantei na mesma hora. De algum jeito meu coração acelerou. Atendi o telefone e escutei a voz do meu tio. Não sabia o que falar. Ele me deu os parabéns pois eu seria UM OFICIAL DO EXERCITO BRASILEIRO.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Como estudei para passar no concurso da EsPCEx

No meu segundo ano estudando para o concurso desisti de estudar o 3° ano e concentrei todos as minhas forças no intensivo pré-militar de minha cidade. Era uma sala pequena com aproximadamente 60 alunos em busca de um sonho. Realizava os simulados todos os domingos mas ainda não tinha pegado  o jeito de estudar. Ficava geralmente entre 20° e 30° lugar o que não era suficiente para um curso que geralmente aprova entre 5 e 10 canditados.

Minha vida nunca parou porque estava estudando. Continuava a sair, me divertir e até apronatava de vez enquando. Normalmente estudava umas 3 a 4 horas por dia fora do colégio. Passei o ano inteiro correndo atrás e por algumas vezes pensei que não fosse capaz de aprender. Mas no útimo mês antes da prova minha confiaça voltou. O que eu tinha perdido quando mudei de colégio estava de volta. Fui 9° no ultimo simulado e tinha esperança de que em 2004 estaria na EsPCEx. Realizei a prova sabendo que tinha alguma chance mas ainda não era a hora. Conseguir ir melhor que a 1° vez que tinha feito a prova mas ainda não era o suficiente. Faltou alguma coisa. não foi desta vez. Mas pelo menos a confiança tinha voltado. Sabia que podia passar. Faltava pouco. Então resolvi estudar um pouco nas férias. Não passava o dia todo estudando. Quando ficava em casa sem fazer nada abria o livro , as provas antigas e começa a resolve-las. Acho que por semana não passava de 10 horas estudando. Mas pelo menos não ficava parado. Tinha medo de perder a confiança de novo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Como descobri que existia a EsPCEx

Estava na 7° série do ensino fundamental quando descobri que iria fazer a prova da EsPCEx. Minha fámilia sempre foi humilde e eu nunca tive certeza do que queria fazer. Um dia, recebi em minha casa uma visita de um tio meu. Estava lendo algum livro ou estudando, não me lembro muito bem mas ele me falou pela primeira vez sobre a EsPCEx. Não do jeito que era mas o suficiente para eu me interessar.
Lembro que ele me perguntou se eu tinha vontade de fazer EsPCEx. Não sabia o que era e ele me disse que era um lugar onde eu só estudaria e receberia um salário para isso. Foi quando decedi que queria sim tentar. Nessa época eu era muito inteligente na escola que eu estudava. Achei que seria facil mas estava enganado. Não sabia que existia muitos outros inteligentes em escolas espalhaddas pelo Brasil. E nem que minha escola era tão fraca.

Não comecei a estudar naquele dia. Demorei 3 anos para começar. e quando comecei , foi praticamente do zero. Estudei em colégio publico até o fim do 1° ano, onde sempre me destaquei e nunca tinha tirado uma nota vermelha. Raspei um poupança que meu avô tinha me deixado para pagar uma escola particular. Na primeira prova e pela primeira vez minha primeira nota vermelha. E o pior, na matéria que sempre tinha tirado acima de 8. Fiquei triste e naquele ano desisti. Percebi que tinha muita coisa para aprender ainda. Realizei pela primeira vez o concurso e não passei. Mesmo assim sabia que eu podia passar. Por isso no ano seguinte levantei a cabeça e segui em frente.

Minhas experiências

Olá, hoje sou segundo tenente e estou aqui para contar todos meus passos sobre como me tornei um oficial do exercito brasileiro. Para adiantar posso dizer que não é tarefa facil. Se você deseja ser um oficial algum dia preparasse fisicamente e principalmente pscicologicamente pois não faltarão obstaculos pra que desista. Para mim o final foi  feliz. Mas para muitos outros a história não foi tão feliz. São seis anos de histórias para contar. Minha preparação para o concurso, a EsPCEx, 1° e 2°ano da AMAN,  3° e 4° ano do curso de intendência na AMAN.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Como ingressar na EsPCEx e se tornar um oficial do exército brasileiro

Todos os alunos da EsPCEx são escolhidos através de um exame intelectual. Os aprovados passam por exames físicos e de saúde. Após essas etapas o canditado é convocado a se apresentar em Campinas onde novamente passará por testes físicos e a segunda etapa de exames de saúde.